segunda-feira, 18 de abril de 2011

SABEDORIA DE DEUS PARA SUA VIDA!


" A vida é um projeto que você
mesmo constrói. Suas atitudes e escolhas
de hoje, estão construindo a casa que
você vai morar amanhã...
Construa com Sabedoria!"

quão profundo e comprometido é o amor de Deus para com seu povo. Até mesmo quando seu povo desobedece, o Senhor permanece fiel em cumprir seus bons propósitos. A melhor tradução da palavra é fidelidade à aliança. E a fidelidade de Deus à aliança conosco é eterna.
É justamente de Deus a aliança que nos permite receber sua sabedoria.
Lembre-se somos projetos vivo de Deus, semelhante ao nosso criador!
Quando temos a sabedoria de Deus somos guiados pelo Espírito Santo, que nos ajuda a todo instante! Confie no Senhor, alegra-te o seu coração, e o mais Ele fará por ti!

A SABEDORIA DE DEUS PARA A SUA VIDA



"E disse Salomão: De grande beneficência usaste tu com teu servo Davi meu pai, como também ele andou contigo em verdade, e em justiça, e em retidão de coração, perante a tua face; e guardaste-lhe esta grande beneficência, e lhe deste um filho que se assentasse no seu trono, como se vê neste dia. 
Agora, pois, ó Senhor meu Deus, tu fizeste reinar a teu servo em lugar de Davi meu pai. E sou ainda menino pequeno nem sei como sair, nem como entrar.
E teu servo está no meio do teu povo que elegeste; povo grande, que nem se pode contar, nem numerar, pela sua multidão.
A teu servo, pois, dá um coração entendido para julgar a teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; porque, quem poderia julgar a este teu tão grande povo?
E esta palavra pareceu boa aos olhos do Senhor, que Salomão pedisse esta coisa.
E disse-lhe Deus: Porquanto pediste esta coisa, e não pediste para ti riquezas, nem pediste a vida de teus inimigos, mas pediste para ti entendimento, para ouvir causas de juízo,
Eis que fiz segundo as tuas palavras. Eis que te dei um coração tão sábio e entendido, que antes de ti teu igual não houve, e depois de ti teu igual se não levantará." (1Rs 3:6-12)





Quantas e quantas vezes, no nosso dia a dia, precisamos ter sabedoria para tomarmos decisões, para decidirmos problemas, para darmos uma palavra de conforto, para darmos uma resposta sábia ...
Parece que a cada minuto de nossa vida temos que tomar decisões e, muitas vezes, elas são realmente muito difíceis.

Então como é que eu, como é que você devemos fazer para adquirir sabedoria?

Vejamos como um personagem do Velho Testamento adquiriu sabedoria e sigamos também os seus passos para poder adquiri-la.


SALOMÃO, UM HOMEM SÁBIO

Há mais ou menos uns três mil anos atrás, era rei de Israel Salomão, o filho de Davi.
Quando ele se tornou rei, era jovem e sem nenhuma experiência. Mas ele teve sabedoria ao dar o primeiro passo em direção à sabedoria - ele recorreu ao Senhor - e isto é o que eu e você devemos fazer.
Deus atendeu ao pedido de Salomão e deu a ele não apenas sabedoria mas também riqueza.

Salomão foi o homem mais sábio que já viveu aqui na terra (com exceção de Jesus). Ele é conhecido como o homem que escreveu 3 mil provérbios (1Rs 32) e 1005 cânticos.


O CAMINHO DA SABEDORIA

Para viver bem eu preciso de sabedoria. E você, irmã, quer tornar-se conhecida por ser uma mulher sábia?
Lendo o livro do sábio Salomão, Provérbios, devemos descobrir alguns passos que nos levarão até à sabedoria.

Passo 1: Precisamos desejar a sabedoria.
Passo 2: Devemos orar pedindo sabedoria.
Passo 3: Devemos procurar a sabedoria.
Passo 4: Devemos crescer na sabedoria.


PASSO 1: PRECISAMOS DESEJAR A SABEDORIA

Precisamos desejar a sabedoria acima de todas as coisas, pois sendo uma mulher sábia posso ter a solução para tudo que aparecer diante de mim.

a) Sendo sábia, coloco todos os meus problemas, decisões, amarguras, ... aos pés do Senhor e, assim, ela irá solucionar, no meu lugar, todas a coisas.
Agindo assim, eu não procuro tudo por mim mesma mas deixo a solução do problemas com Jesus.

b) Sendo sábia, leio diariamente a Palavra de Deus para conhecer a Sua vontade em minha vida. E, sendo sábia, eu obedeço.

c) Sendo sábia tenho meus momentos de oração com o Senhor que me criou e me amou antes mesmo que eu O amasse.

Irmãs, o meu e o seu coração deve desejar ardentemente a sabedoria, a fim de que andemos segundo o coração de Deus.


PASSO 2: DEVEMOS ORAR PEDINDO SABEDORIA

Vejamos o exemplo do próprio Salomão que orou ao Senhor pedindo sabedoria:
"Dá-me, pois, agora, sabedoria e conhecimento, para que possa sair e entrar perante este povo, pois quem poderia julgar a este tão grande povo?" (2Cr 1:10)

Salomão não pediu para ter um bom casamento, nem riqueza, nem filhos bons, pois tudo isto vem como conseqüência da sabedoria. Tudo isto está ligado à sabedoria.
O que você tem pedido em suas orações? Não é errado orar por todas estas coisas mas certifique-se se você está orando pela única coisa que ajudará todas as outras.
"Filho meu, se aceitares as minhas palavras, e esconderes contigo os meus mandamentos,
Para fazeres atento à sabedoria o teu ouvido, e para inclinares o teu coração ao entendimento,
E se clamares por entendimento, e por inteligência alçares a tua voz,
Se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares,
Então entenderás o temor do Senhor, e acharás o conhecimento de Deus.
Porque o Senhor dá a sabedoria; da sua boca vem o conhecimento e o entendimento.
Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos; escudo pé para os que caminham na sinceridade." (Pro 2:1-7)

Peça sabedoria ao Senhor, humildemente como fez Salomão (1Rs 3:8) e não impondo e achando que Deus tem obrigação de nos dar - esta é a atitude de alguns religiosos de determinadas seitas.

"E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada." (Tia 1:5)


PASSO 3: DEVEMOS PROCURAR A SABEDORIA

"Se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares,
Então entenderás o temor do Senhor, e acharás o conhecimento de Deus." (Pro 2:4-5)

Ao observarmos um mineiro, vemos que para ele conseguir pedras preciosas, ouro e prata, é preciso muito suor, lágrimas e até mesmo sangue.
O verdadeiro tesouro não está exposto e não é tão fácil de se conseguir. Ele está escondido... esperando para ser descoberto.

Mas o nosso Deus dá a Salomão sabedoria para colocar no livro de Provérbios (2:6) como eu e você devemos procurar a sabedoria:
"Porque o Senhor dá a sabedoria; da sua boca é que vem o conhecimento e o entendimento."

"Aqui está a maior pista para que encontremos a sabedoria tão difícil de se conseguir - ela está na Bíblia!"

Como está, irmã, sua busca pela sabedoria?
Você tem lido sua Bíblia diariamente?
Você está - assim como faz o boi quando se alimenta - ruminando a Palavra de Deus? Ou, apenas, faz sua obrigação diária, lendo rapidamente e superficialmente os tesouros que estão escondidos nas Sagradas Escrituras?

Atos 17:11 diz: "Ora estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim."


PASSO 4: DEVEMOS CRESCER NA SABEDORIA

Para crescermos na sabedoria devemos desejá-la ardentemente, orar para adquiri-la e procurá-la de todo o coração.

Salomão serviu-nos de exemplo nestes 3 primeiros passos para adquirir a sabedoria, no entanto, ele fracassou terrivelmente neste passo 4.
Por ter se casado com mulheres ímpias, estrangeiras, ele cometeu o pecado da idolatria e isto não foi um passo digno de um homem sábio.
"No final, Salomão deixou de obedecer a Deus, negligenciou o seu crescimento na sabedoria e silenciosamente desapareceu das páginas da Escrituras."
"Infelizmente, até hoje, ele é conhecido não apenas ela sabedoria que Deus lhe deu, mas também como o homem que teve 'setecentas esposas e trezentas concubinas." (1Pe 11:3)


ABIGAIL - MULHER SÁBIA

Vamos conhecer agora, uma mulher sábia, casada com um alcoólatra cujo nome Nabal significava "tolo".
Ela, assim como você e eu, também tinha que tomar decisões a cada segundo. Mas, diferentemente de Salomão, ela não estava numa posição de liderança e sim de submissão e principalmente de submissão a Deus.

A vida de Abigail foi caracterizada por ações de sabedoria e palavras idôneas.

Ela evitou um grande derramamento de sangue entre seu tolo marido e o guerreiro Davi e os seus quatrocentos homens (1Sm 25)

Graças a sabedoria divina usada por Abigail, aprendemos que podemos lidar com qualquer desafio ou responsabilidade que se apresente diante de nós.
-------------------------------------------

Então, irmã, você quer ter uma vida caracterizada pela sabedoria ou uma vida marcada pela tolice?

Comece a sua caminhada para adquirir sabedoria lendo, diariamente, o livro de Provérbios. De cada capítulo que você ler, separe o versículo que você achou mais importante e copie para poder levá-lo com você aonde você for.

Alguém, baseando-se em Rom 1:27, disse: "O homem que é verdadeiramente sábio é aquele que descobre que, sem Cristo, é um tolo... Enquanto um homem rejeitar a Cristo, ele será um tolo. O homem mais sábio é aquele que, abandonando-se a si mesmo completamente, curva-se perante o Senhor."

Você já se curvou, hoje, perante o nosso Deus Todo Poderoso? Você já pediu, hoje, ao Senhor humildemente que lhe dê sabedoria?

Que o Senhor nos abençoe e nos dê sabedoria! 
---------------------------------------------------------------- X ----------------------------------------------------------------
Valdenira Nunes de Menezes Silva
(Estudo baseado no livro de Elizabeth George "A Sabedoria De Deus Para A Sua Vida")




CLAUDIA TEIXEIRA
Para o seu coração!




Nenhum comentário:

Postar um comentário