sábado, 19 de março de 2011

AMOR E PAIXÃO!!! DIFERENÇAS BÁSICAS


1Cor 13:4-8: “O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece . Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca falha...

Uma coisa deve se dizer não se brinca com a natureza humana, desta devemos fugir, pois esta age em nossa mente, que pode nos dominar:


Proverbios 3. v. 23: Então andarás seguro pelo teu caminho, e não tropeçarás o teu pé.


 Não podemos nos esquecer que a paixão nos cega, nos faz cometer loucuras, lembre-se de Sansão e Dalila? Aquele ficou cego de paixão que resolveu contar seu maior segredo até que fosse então derrotado, suas forças lhe foram tiradas......
Nunca deixe a paixão dominar o seu coração!

já no amor, temos mais pasciência e conseguimos tomar decisões mais sensatas, justamente para que não venhamos a cometer loucuras!

Mais quem é que nunca se apaixonou na vida e não cometeu nenhum loucura?




 Paixão é euforia, amor é calmaria. Paixão é rápida, amor é duradouro. Paixão é súbita, amor é progressivo. Paixão é agressiva, amor é delicado. Paixão é vendaval, amor é brisa. Paixão destrói, amor constrói. Paixão vinga, amor perdoa. Paixão é doença, amor é saúde. Paixão é dor, amor é alívio. Paixão é dúvida, amor é certeza. Paixão é loucura, amor é cura. O amor faz a gente

querer ser mais, querer aprender mais para poder trocar com quem amamos novas lições de vida. O amor ajuda a superar dificuldades enquanto que a paixão cria obstáculos. A paixão é totalmente egocêntrica, passional, escandalosa. O amor é cuidadoso, atencioso e cúmplice. Ele nos faz acreditar que a felicidade não está nas mãos de outra pessoa e sim nas nossas mãos. Que só podemos ser felizes com alguém se conseguirmos ser felizes com nós mesmos.

    O amor é aceitar que o outro tem defeitos, que somos diferentes, mas que podemos conviver com estas diferenças, pois o que atrai duas pessoas é exatamente o que um tem e o outro não. Há quem acredite que é necessário viver cegamente uma paixão já que as pessoas hoje em dia não se permitem mais sofrer. Mas quem disse que quem ama não sofre, não chora, não erra, não sente ciúmes e não se decepciona às vezes. 
autora: Dani Duarte
Bióloga e escritora









AMOR OU PAIXÃO?
Há um brilho novo em seu olhar. Um sorriso enorme em seu rosto. Seu coração bate mais forte. Tudo é tão emocionante e mexe com você.
Você enlouqueceu! Mas, não sabe dizer se o que está acontecendo é Amor ou Paixão?
Confira estas dicas e tente tirar suas dúvidas.



Diferenças entre Amor e Paixão





PAIXÃO



AMOR
Acontece de repente. Na hora é aquela loucura alucinada e desenfreada. É de momento, logo vai embora. Ela é passageira.É um sentimento forte, mas prolongado e duradouro. Ele é mais seguro e tranqüilo. Cresce aos poucos, tornando-se cada vez mais sólido.
Você se entrega, se envolve, mas é só emoção. Você acaba fazendo coisas que não quer fazer. Quando passa o sentimento, a euforia, percebem-se os erros cometidos.Não perde a cabeça facilmente. Não se governa pelo instinto. Dá um tempo para examinar suas emoções. Usa a inteligência. Só toma uma atitude, depois de uma séria avaliação.
A paixão pode tornar-se uma obsessão. Algo tão forte que foge ao seu controle. A consequência é um ciúme desmedido.No amor, você tem vontade de estar perto da pessoa amada, mas sem pressão. É de uma forma mais doce e amável. Tudo acontece naturalmente. Há mútua confiança.
Provoca uma ansiedade que acaba interferindo nas outras áreas da vida. Afeta estudos, trabalho, tempo com a família, relacionamento com os amigos.Sabe lidar com as demais áreas da vida sem prejudicá-las. Não deixa de conviver com os amigos. Não se afasta da família.Consegue conciliar : estudos, trabalho e namoro.
Desde que se "ame" , tudo é válido. O importante é satisfazer os impulsos sexuais e realizar as fantasias.Quem ama espera. Respeita o corpodo outro, sem deixar marcas e mágoas. Não confunde sexualidade com amor.
Um se interessa pelo outro, simplesmente por causa da simpatia, do visual, dos olhos, da voz, ou até mesmo do cheiro. É uma questão de "pele", isto é pura atração física. Não importa o que o outro pensa.No amor, o visual não é o mais importante. Você quer conhecer o outro, seus interesses, sentimentos, planos e alvos de vida. Inclusive seus temores e fraquezas.
As diferenças são motivos de brigas e desentendimentos. Um fere o outro e não enfrentam o problema. Acabam afastando-se não permitindo uma amizade mais profunda.No amor, existem as opiniões diferentes. Há discussões e ficam irritados. Mas, buscam soluções para os problemas, usando o bom senso. O relacionamento torna-se mais profundo, a medida que superam juntos as dificuldades.
Quando os pensamentos são opostos, o caminho mais fácil, é substituir a pessoa por outra rapidamente. Não existe paciência para dar um tempo, e descobrir os pontos em comum.No amor, há espaço para o outro discordar, sem atacá-lo. Pode-se discordar de um pensamento, sem rejeitar a pessoa que o expressou. Respeitam-se os sentimentos e convicções do outro, mesmo que isto custe algum sacrifício.
Na paixão você representa ser quem não é. Passa uma imagem falsa. Quando menos se espera cai a "máscara". Há o medo de perder o outro, caso descubra realmente quem você é.Você se mostra como é de verdade. Por isso, o amor é transparente. Demonstrando não só as qualidades, como também os defeitos. Quando se enxerga um erro no outro, procura-se ajudá-lo. Não através de mudá-lo à força. Mas sim, com muita compreensão e perseverança.
A paixão é egoísta. Busca os seus próprios interesses. Usa o relacionamento para aliviar suas carências: afetivas, sexuais, e de companheirismo. É uma forma de auto-afirmar e sentir-se mais seguro.O amor se interessa pelo bem estar do outro; quer ver a pessoa feliz e relizada. Preocupa-se com o outro, como se preocupa consigo mesmo. É muito mais dar do que receber.
Você pode apaixonar-se por 2 ou 3 pessoas ao mesmo tempo.No amor você é fiel. Dedica-se exclusivamente a uma pessoa.
O relacionamento não tem um ideal. Não faz planos para o futuro. O importante é viver o momento, o presente.Não significa que estão obrigados a se casarem. Mas pensam seriamente nesta possibilidade. Os propósitos e metas para o futuro sempre incluem o outro.
Afeta sua comunhão com Deus e com a igreja. O namoro vem em primeiro lugar. Faz do namoro sua "igreja".Há uma preocupação e interesse em buscar as coisas de Deus. Não quebra sua comunhão com os outros. Querem orar e ler a Bíblia juntos.
Provavelmente você terá problemas com os pais. Eles sabem que se o relacionamento estiver alicerçado só numa louca paixão, não vai durar. É comum ouví-los pedir que se dê um tempo para pensar melhor ou até proíbem o namoro.Quando os pais identificam um amor verdadeiro, baseado em compromisso, maturidade e sinceridade, geralmente incentivam e dão a maior força para que este namoro siga em frente.

Depois de todas estas idéias sobre amor e paixão, veja a mais completa definição de amor, inspirada pelo próprio Deus, ao apóstolo Paulo,
em I Coríntios 13:



"O amor é paciente e bondoso. O amor não é ciumento, nem orgulhoso e nem vaidoso. Não é grosseiro, nem egoísta. Não se irrita e nem fica magoado. O amor não se alegra quando alguém faz alguma coisa errada, mas se alegra quando alguém faz o que é certo. O amor nunca desanima, porém suporta tudo com fé, esperança e paciência (BLH)".
Você percebeu que esta definição não é nada romântica?!
O que vemos aí, são atitudes que alguém deve exercitar para com o outro. Amor é ação. É uma troca. Uma rua de duas mãos. Uma que vai. Outra que vem. Você dá algo, mas também recebe.

Qualquer coisa muito diferente disso, é paixão ou amizade.


Teste FinalVocê é capaz de substituir a palavra amor que apareceu na definição de Paulo, pelo seu nome e pensar na pessoa amada?
Está disposto a se dedicar e fazer tudo isso por ela? Ser bondoso, não arder em ciúmes, não ser orgulhoso, egoísta, grosseiro etc.
Sua declaração ficaria assim:
"Eu ............ (coloque o seu nome), estou disposto a ser paciente e bondoso para com a (o) ................... (coloque o nome da pessoa amada). A não arder em ciúmes, não ser orgulhoso e nem vaidoso. Não ser grosseiro, nem egoísta. Não me irritar e nem ficar magoado. Não me alegrar quando ela (e) fizer algo de errado, mas me alegrar quando ela (e) fizer algo que é certo. Eu estarei disposto a não desanimar, a suportar tudo com fé, esperança e paciência."
Você deve estar pensando: Bah!! Se eu tiver que fazer tudo isso por alguém, eu nunca vou conseguir amar de verdade! É claro que não existe tanta dedicação assim, 24 horas por dia. A realidade, é que nossas intenções e sentimentos são inconstantes. Esta definição, quer mostrar justamente isso:
- Numa relação entre duas pessoas que se amam vão existir egoísmo, raiva, mágoas, vaidade etc. Mas, quem ama de verdade é capaz de transformar os sentimentos negativos, em algo positivo. E ainda conta com o maior aliado: o perdão.
Se em seu coração adolescente, você tiver a disposição de assumir todas as implicações que requer o amor, então... você pode dizer que está começando a entender o que é amar alguém de verdade.


O amor é lindo!
Mas ...é uma troca, que requer compromisso e responsabilidade.
O resto é paixão!




Um comentário: